NEFERTITI - Sacerdotisa, Deusa e Faraó
Tendo por base o reinado do faraó Akhenaton, que ocorreu por volta de 1352-1336 a. C, esta obra buscou analisar as imagens de Nefertiti na arte de Amarna, observando as relações entre a androginia presen¬te nestas e o elevado status atingido pela rainha.
O estudo apresenta um panorama sobre a XVIII dinastia, abordando, resumidamente, os principais aspectos de cada reinado, bem como a religião no Egito Antigo. Analisa especificamente o reinado de Akhenaton, enfocando as car¬acterísticas de sua reforma político-religiosa.
Mostra os preceitos da arte canônica egípcia e da arte amarniana, deixando por último a análise das imagens da rainha. A partir da catalogação de imagens, verifica-se que Nefertiti aparece, basicamente, assumindo funções distintas em três contextos sociais, seja no aconchego familiar, nos rituais de culto a Aton ou no cenário político.
Ao exercer funções sacerdotais, observa-se que a rainha assume uma função equivalente a de “Esposa do Deus”. Ao ser retratada com a família, a maioria das cenas a relaciona à deusa Tefnut, elevando seu status ao de “deusa encarnada”. Por fim, ao ser mostrada usando para¬mentos típicos de faraó e em postura comum à iconografia dos reis, Nefertiti se iguala a Akhenaton e atinge o mais alto posto da hierar¬quia monárquica egípcia, o de faraó.
Release: Anna Cristina Ferreira de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de História da Arte, na UERJ, em 1993. Na Uni-Rio, cursou pós-graduação em Educação Estética e, ao terminar, ingressou na UFF, onde fez pós-graduação em História e Cultura Antiga. O mestrado veio logo em seguida, no curso de História Social, também na UFF, onde veio a trabalhar as questões de gênero e poder no antigo Egito. Atualmente, além de professora de História da Arte, também é artista plástica com trabalhos de desenho, pintura em tela e arte digital. No momento, ainda desenvolve pesquisas sobre a história do vestuário e as suas relações de gênero e poder na Antiguidade. Nesta obra, ela apresenta a trajetória de uma das rainhas egípcias mais famosas: Nefertiti, considerada uma das mais belas mulheres da Antiguidade, mas que teve forte influência política e religiosa no Egito, como a participação na implantação do culto a um único Deus. “Os estudos que a incluem, por tratarem do reinado de Akhenaton, geralmente a colocam em segundo plano, como somente mais uma rainha que se destacou durante um dos tantos reinados do Antigo Egito. No entanto, um olhar mais atento poderá perceber que essa rainha não só se destacou, como também assumiu, gradativamente, posições mais privilegiadas durante o reinado de seu esposo”, explica a autora. O leitor poderá conhecer um pouco mais sobre o papel monárquico e ritual de Nefertiti. Eis um véu sobre o passado que acaba de ser retirado especialmente por meio da arte.
Ficha técnica:
Editora: Madras
Autora: Anna Cristina Ferreira de Souza
N° de Páginas: 160
Formato: 16cm x 23 cm
Código | 09H09-014 |
Categoria | Livros |
Marca | 0001mdrs |