Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
004tlld
Product ID: 9198
Pentáculo de Hécate

Descrição do Produto: Produzido em madeira e pintado

Dimensão: 30cm

Informações Adicionais: O pentáculo consiste num círculo com a figura do pentagrama em seu interior. Pode-se encontrá-lo feito em madeira e metal, ou até mesmo em argila ou pedra.

Em objetos sumérios datados do ano 776A.E.C.(antes da era comum) foram encontrados desenhos de pentáculos, bem como no antigo Egito em escritas hieróglifas. 

Apesar de hoje ser ligado a Wicca o uso do pentáculo é anterior ao nascimento dessa religião, e já era usado na Magia Cerimonial, na Thelema e em outras escolas ocultistas. 

Entre seus vários simbolismos o pentáculo é associado ao feminino remetendo a Deusa Afrodite ou Vênus (entre os romanos), algo curioso é que o planeta Vênus (que era considerado a materialização da Deusa) de oito em oito anos traça um pentáculo perfeito no céu eclíptico, que conferiu ao símbolo a relação com a perfeição, a beleza e a sexualidade. É considerado também a união dos quatro elementos (terra, ar, fogo, água) com o quinto elemento (a quintessência ou princípio vital), bem como a representação do corpo humano, sendo as pontas inferiores os pés plantados no solo, as pontas intermediárias os braços abertos em sinal de louvor e a ponta superior a cabeça voltada ao céu.

É um instrumento mágico, posicionado no ponto cardeal Norte do altar wiccaniano, associado, portanto, ao elemento Terra. É utilizado para consagrar e carregar energeticamente os demais instrumentos, ervas, talismãs e qualquer outra ferramenta mágica, e também é um ponto focal de concentração, sendo empregado por alguns bruxos para invocar qualquer elemento da natureza.

Hécate é uma divindade que, provavelmente, foi incorporada à antiga religião grega, porém sua origem é incerta. Hoje o local mais antigo conhecido de Seu culto é na Turquia, região que no passado era conhecida como Anatólia. Alguns estudiosos acreditam que Seu culto derivou dos ritos a Deusa Cibele e, também que Ela pode ter sido, primeiramente, cultuada pelos Trácios ou por povos nômades vindos do norte da Europa, onde hoje é a Rússia. Mas muito do que se sabe hoje sobre essa divindade é graças aos gregos.

Hécate dentro da cosmogonia grega é uma Titânide (Titãs são a classe de Deuses anteriores aos olimpianos), filha de Astéria e Perses. Na batalha entre Titãs e Olimpianos Ela fica ao lado dos segundos e é a única divindade para a qual Zeus, o Deus dos Deuses, presta culto, o mesmo determina que toda oferenda que não tenha um dono pertence a Hécate. Por este motivo uma das relações dessa Deusa é com os espíritos que vagueiam pela Terra, estas almas não pertencem mais ao mundo dos vivos e nem entraram no mundo dos mortos, pertencendo aos domínios de Hécate, que preside tudo que não pertence a nada.

A Deusa também é fortemente associada as encruzilhadas trívias, um caminho que leva a outros três, e mais especificamente, ao ponto de encontro desses caminhos, que também é uma região limítrofe, o encontro entre todos eles e ao mesmo tempo de nenhum deles. Nesses locais eram erigidas estátuas da Deusa e deixado oferendas, os gregos diziam que após deixar suas oferendas á Hécate devia-se deixar o local sem olhar para trás.

Ela é quem guia as almas no submundo e quem conduz Perséfone para fora do Hades. Conhecida como Rainha das Bruxas e Feiticeiras, foi invocada pelas feiticeiras Circe e Medéia, as quais alguns acreditam serem Suas filhas. Possui várias associações com Ártemis,como por exemplo, Deusas que auxiliam no parto e a ligação com a Lua, este último atributo, também a liga a Selene. 

A imagem de Hécate sofreu muitas mudanças ao longo dos tempos, indo de Deusa ligada a vida, retratada como uma jovem em trajes floridos, para a Senhora da magia e da feitiçaria, ligada aos mortos e ao submundo. Por isso é vista como uma Deusa Tríplice no Neopaganismo e na Wicca, pois evoca os aspectos de Deusa Donzela, de Mãe e de Anciã.



Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Receba Descontos Especiais e Ofertas Exclusivas em seu E-mail